Os problemas ambientais vividos no mundo hoje são consequencia direta da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, o que causa desequilíbrio no planeta. Problemas como o aumento do efeito estufa, o lixo que favorece a proliferação de vetores biológicos como moscas, ratos, baratas, mosquitos entre outros causadores de doenças, a pouca disponibilidade de água potável e o mal uso desta, o desmatamento e os gases CFCs liberados na camada de ozônio.
Estes problemas são encontrados facilmente em qualquer lugar do mundo. É deprimente a alienação do povo quanto a isso, pois notícias sobre esses problemas passam nas televisões diversas vezes ao dia e as pessoas não são capazes de fazer o mínimo como reciclar o lixo ou tomar banhos mais curtos para economizar água. Continuam poluindo o mundo só pensando no seu nariz e como fazer para ganhar mais dinheiro. O problema, é que o dinheiro não será suficiente quando a destruição do planeta chegar num ponto crítico de modo que deixe de ser reverssível.
A preservação do meio ambiente depende de todos: governo, educadores, empresas, Organizações Não-Governamentais, meios de comunicação e de cada cidadão. A educação ambiental é fundamental na resolução desses problemas, pois vai incentivar os cidadãos a conhecerem e fazerem sua parte, entre elas: evitar desperdício de água, luz e consumos desnecessários (REDUZIR, REUSAR e RECICLAR), fazer coleta seletiva, adquirir produtos de empresas preocupadas com o meio ambiente, cobrar as autoridades competentes para que apliquem a lei, tratem o lixo e o esgoto de forma correta, protejam áreas naturais, façam um planejamento da utilização do solo, incentivem a reciclagem entre outros. A adoção de uma política ambiental mais eficiente com leis mais rigorosas, monitoramento ambiental adequado e permanente, fiscalização, maiores investimentos em pesquisas de solução ecologicamente sustentável para os problemas ambientais e incentivos fiscais a empresas, será a única alternativa viável para conter os danos ao meio ambiente.
Comentei nos blogs de Fernanda Chagas, Diego e Bruna Morais